[ Novidades ]

Home » Novidades » Deixando seu site WordPress mais rápido utilizando HTTP 2.0
Inscreva-se em nosso canal no Youtube Daviwp


Deixando seu site WordPress mais rápido utilizando HTTP 2.0

28/04/2017 Novidades | WordPress (0) comentário

Fala galera aqui quem fala é o Daviwp trazendo aqui para vocês mais um post! Vocês já devem ter ouvido falar no HTTP 2.0 vou fazer um breve explicação dele, como utilizar e os beneficios que ele vai nos trazer a partir de agora. Acredite, é uma grande mudança.

O que é HTTP ?

Nada mais é do que HyperText Transfer Protocol que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto”.
É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores.
Principalmente na World Wide Web, Resumindo, é um protocolo desenvolvido para envios de conteúdos hipertexto, paginas com hipertextos, hiperlinks nos possibilitando a navegar por essas paginas através de links.

Agora que vimos o que é HTTP vamos entender o HTTP/1.1 e porque do HTTP/2.0″

O que é HTTP/1.1 e o que ele faz

É o atual Protocol utilizado por geral dos sites lançado em 1999. Existiu versões mais antigas como HTTP/0.9 que foi publicada em 1991 e de lá pra cá veio só evoluindo.
Esse protocol é responsável por entregar paginas da web compactadas pelo servidor, e descompactadas pelo computador do usuário. Quando abrimos uma conexão utilizando HTTP/1.1 o navegador baixa um único arquivo por vez. Deixando assim nossa navegação lenta. Mas com a chegada do HTTP/2.0 isso muda.

Chegou o HTTP/2.0, e porque meu site vai ficar mais rápido

Para já começar com o pé direito nessa tecnologia, o HTTP/2.0 não é só textual, é também binário, ele foi feito para ser entendido por maquinas e não mais por pessoas, por isso é mais eficiente e traz alguns benefícios que corrigem muitos problemas hoje na web.
Ele traz uma nova tecnologia que é chamada de multiplexação, isso significa que o navegador abre uma conexão para entrega de múltiplos arquivos isso é genial, seu navegador pede vários arquivos ao mesmo tempo e recebe-os assim que eles estiverem prontos, na mesma conexão. Outra novidade do HTTP/2.0 é o server push antes diferente do HTTP/1.1 seu navegador precisava chamar os arquivos agora com o HTTP/2.0 server push o servidor poderá mandar esses elementos antes do seu navegador pedi-los. Dessa forma, assim que seu navegador solicitar nosso index.html, o servidor poderá responder com o index.html, o style.css, o tb.css, o jquery.js e o favicon.png. Quando seu navegador se der conta de que precisa usar esses arquivos para renderizar a página, eles já estarão no seu computador, que coisa mais fantástica não? Deu pra entender que agora utilizando HTTP/2.0 seu site vai abrir bem mais rápido para seus usuários, veja abaixo comparação da abertura de um site que utiliza HTTP/1.1 e um HTTP/2.0

Como utilizar HTTP/2.0 em meu site

É bem simples de utilizar, vamos ativar no CloudFlare, você precisa ter um conta lá e ter o seu site cadastrado também, para isso caso você não tem ainda clique aqui.

Pronto!, depois de cadastrado, e seu blog já funcionando utilizando CloudFlare Navegue sobre o menu e clique em Crypto veja na imagem abaixo.

Role a pagina até Opportunistic Encryption marque para ON como na imagem abaixo.

Pronto galera! E para testar se vai funcionar a partir de agora o HTTP/2.0 em seu site basta acessar o site HTTP/2.0 test

Espero que vocês tenha curtido, e que seus sites a partir de hoje fiquei bala 😉 um forte abraço e até a próxima! FUI!!!

daviwp

Meu nome é Davi Alves desenvolvedor web e WordPress developer, residente de Belo Horizonte, sou um dos organizadores do WordCamp evento oficial do WordPress em BH e co-fundador do Belo Horizonte WordPress Group juntamente com o fundador Mateus Neves, sou articulista de alguns sites, e fundador do daviwp.com, aqui compartilho conhecimentos para toda galera aficionada em WordPress.