[ HTML ]

Home » HTML » W3C e WHATWG dividem HTML5 em dois padrões
Inscreva-se em nosso canal no Youtube Daviwp


W3C e WHATWG dividem HTML5 em dois padrões

16/01/2013 HTML (0) comentário

O Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG) e o World Wide Web Consortium (W3C), responsáveis pelo desenvolvimento e pesquisa do padrão HTML5, decidiram dividir seus esforços em dois padrões.

Segundo Ian Hickson, diretor do WHATWG, os desenvolvedores não precisam temer a divisão. O W3C irá centrar seus esforços em um padrão mais instantâneo, enquanto o WHATTWG cuidará do padrão vivo do HTML5. Ele afirmou ainda que a divisão serve para separar as partes de desenvolvimento e pesquisa. “Nada mudou para os desenvolvedores, browsers e pessoas que precisam de feedback. No WHATWG continuarei monitorando os mesmos lugares e acredito que o W3C também”, afirma.

O HTML5 é um protocolo baseado na web defendido por Facebook, Opera e outros desenvolvedores por suas facilidades na criação de aplicativos, conteúdo mobile e funcionamento em diferentes sistemas operacionais sem que seja necessário alterar grandes porções de código.

A divisão pode ser crucial para empresas como o Facebook, que em abril revelou ter o dobro de usuários nos apps em HTML5 em relação às versões nativas para iOS e Android, mas que esses usuários têm experiências limitadas por conta do progresso lento do Google e da Apple com o padrão.

A grosso modo, a diferença entre os padrões do W3C e do WHATWG está no processo. Para Hickson, a abordagem do W3C com um sistema tradicional onde uma versão liberada é congelada, os erros normalmente não são corrigidos até a próxima versão. No modelo “living standard”, a estrutura já é uma recomendação para os browsers e, com base nos feedbacks, os problemas são corrigidos conforme são encontrados. “Há importantes usos para os dois”, complementa.

Hickson defende a opinião que a divisão não trará nenhum problema, pelo contrário. Ela deve auxiliar o processo e o desenvolvimento do HTML5.

Redação iMasters

daviwp

Meu nome é Davi Alves desenvolvedor web e WordPress developer, residente de Belo Horizonte, sou um dos organizadores do WordCamp evento oficial do WordPress em BH e co-fundador do Belo Horizonte WordPress Group juntamente com o fundador Mateus Neves, sou articulista de alguns sites, e fundador do daviwp.com, aqui compartilho conhecimentos para toda galera aficionada em WordPress.

Facebook

Publicidade